Nesta terça, 19, a cidade de Alta Floresta, no nortão do Mato Grosso, completa 44 anos desde que foi fundada, em 19/05/1976 pelo empresário Ariosto da Riva, e recebeu homenagens no quadro Giro pelo Brasil.
O zootecnista e mestre em zootecnia pela UFMT Clayton Dantas, originador da unidade Friboi em Alta Floresta, participou o Giro do Boi para falar da história da cidade e apresentar algumas fotos de seu desenvolvimento e formação.
“O município de Alta Floresta é um município jovem, foi fundado pelo saudoso Ariosto da Riva, que é conhecido como ‘o último bandeirante do Brasil’. Ele fundou Alta Floresta e também fundou uma outra cidade no Mato Grosso do Sul, a nossa querida Naviraí. Para você ver que o projeto de colonização do saudoso Ariosto da Riva era estritamente de colonização agrária, ele tinha uns projetos de desenvolver agricultura, a agropecuária aqui na região. Tanto é que o município só ficou três anos como distrito. Foi distrito do município de Aripuanã, (distante entre 500 e 600 km) e já no ano de 1979 foi elevado à categoria de município, conseguiu sua emancipação política”, informou Dantas.
“Durante o seu desenvolvimento, na década de 80 Alta Floresta saiu um pouco do plano do seu fundador e chegou a ter 100 mil habitantes. O garimpo veio muito forte, o pessoal descobriu que tinha ouro na região e começou a garimpar. Mas depois, com muito esforço e trabalho, o nosso querido Ariosto trouxe a cidade para os trilhos novamente da agricultura, da pecuária, e hoje a gente deslumbra e vislumbra o que a gente está vendo hoje: muita tecnologia, alta performance nas produções, propriedades muito bem tecnificadas, é um desenvolvimento muito grande”, continuou o originador. A cidade conta atualmente com pouco mais de 50 mil habitantes.
Clayton ilustrou a qualidade do gado produzido no município com fotos de uma visita à Fazenda Santa Maria, em Alta Floresta, onde acompanhou o embarque de uma boiada Nelore castrada abatida posteriormente com média de 22@.
Veja a homenagem e mais fotos dos 44 anos de Alta Floresta no vídeo abaixo: