Nesta quinta, 05, foi exibida a terceira reportagem da série especial do Giro do Boi sobre os três centros de pesquisa da Embrapa em Campinas, no estado de São Paulo (Territorial, Meio Ambiente e Informática Agropecuária). Neste episódio, o repórter Marco Ribeiro detalhou uma ferramenta desenvolvida e recém-lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para ajudar no escoamento da produção do setor, que totaliza 1,6 bilhão de toneladas todos os anos. Trata-se do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira.
“A gente está sempre na fronteira do desenvolvimento do Brasil. Muitas vezes a agricultura e a pecuária chegam a lugares muito antes da logística e das próprias cidades, então a gente planta, colhe e cria antes de pensar no escoamento dessa produção. A agropecuária precisava de um sistema desse que pensasse na macroestratégia da logística brasileira, levando em consideração a agricultura e a pecuária, que movimentam por estradas, hidrovias e ferrovias todos os anos mais de um bilhão e seiscentos milhões de toneladas”, quantificou o analista da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti.
O sistema está apto a gerar até 120 mil mapas relativos à produção agropecuária brasileira e sua logística com o objetivo de gerar informações que ajudarão na tomada de decisões por priorizar obras e investimentos para avançar na competitividade do setor. Veja o detalhes pelo vídeo abaixo: