Acumulados de chuva podem chegar aos 200 mm em regiões do Norte e Nordeste

Inmet emitiu alerta para alguns estados do Centro-Norte brasileiro, cujo volume diário de precipitações pode chegar até os 100 mm; na Região Sul, estiagem prejudica lavouras

Na previsão do tempo que foi ao ar no Giro do Boi desta sexta, 06, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao Mapa, emitiu alerta de chuvas volumosas para estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

“Do Centro e Norte do Brasil, então abrange praticamente toda a Região Nordeste, a Região Amazônica, como é tradicional nesta época do ano. (Elas) vão ter chuvas nos próximos dias, não só na sexta, mas bem como até o final de semana, início da próxima semana pelo menos”, informou Schneider. O canal de umidade aponta que sobe pelo Espírito Santo e chega ao norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, segue para o interior do Nordeste, no Semiárido, atingindo o Ceará. Também provoca chuvas no norte do Mato Grosso e Tocantins. A partir do início da próxima semana, os temporais seguem rumo ao Pará, deixando o Nordeste.

“(Os mapas) Centralizavam chuvas aqui na região central e norte de Minas, pegando todo aqui o interior do Nordeste, Semiárido, Maranhão, região do Matopiba pontualmente. E nós vamos ver muitas informações, até o agricultor que manda as perguntas do tempo pode mandar os vídeos também pra a gente porque certamente algumas áreas vão ter chuva excessiva. Os volumes podem passar até dos 100 mm diários. O acumulado em algumas áreas passando dos 200 mm, então vai ter muita chuva pelo menos nos próximos três dias nestas regiões do Norte, Nordeste do Brasil, a partir do centro-norte de Minas Gerais”, acrescentou.

Cratera na BR-155 causa transtornos a motoristas no PA; rota alternativa também tem problemas

Em contrapartida, do sul de Minas para baixo, o tempo segue seco e com temperaturas amenas devido a uma massa de ar frio que vem do oceano. “No Sul a gente observa os mapas sem chuva, continua um tempo seco. […] Uma frente fria é esperada de terça pra quarta para chegar aqui no Sul do Brasil diminuindo de novo a temperatura. E aí com alguma promessa de chuva, mas que ainda não deve reverter o quadro. Aliás o quadro de estiagem, em algumas regiões, deve até se agravar nesta próxima semana. […] Já não é nem cautela, porque alguns agricultores já estão tendo perdas nas safras de trigo, soja, o próprio arroz também. Então vai esse aviso de falta de chuvas nestes próximos dias”, completou Schneider.

Veja os mapas e a previsão completa no vídeo abaixo:

 

Sair da versão mobile