A acidose é um problema grave nos confinamentos de bovinos no País. Veja o vídeo abaixo e saiba como eliminar este que é o segundo maior problema no sistema de engorda intensiva de gado.
O tema foi tratado durante o Feedlot Summit 2022 realizado pela Coan Consultoria em Goiânia (GO), no mês passado.
A acidose ruminal é uma doença metabólica que ocorre em decorrência do consumo exagerado de concentrado em relação ao volumoso.
O assunto foi tratado pelo doutor em zootecnia Danilo Millen, que fez uma apresentação durante o evento.
O problema pode ser ainda mais sério e evoluir para uma acidose cecal, provavelmente, fruto de uma adaptação mal feita na entrada do confinamento.
“A acidose cecal é aquela quando as fezes têm bolhas e muco. Temos 99% de certeza que houve lesões no ceco, que fica localizado bem no finalzinho do trato digestivo do bovino”, diz Millen.
Consequências da acidose cecal no bovino
Entre as consequências da acidose cecal no bovino está uma má absorção da dieta e levar a uma fermentação do alimento nessa região do organismo do animal.
“Se o pecuarista ou confinador identificar nas baias fezes com presença de muco e mais grave com presença de sangue quer dizer que tem lesão no ceco e está ocorrendo a acidose cecal”, diz.
Formas de tratamento da acidose cecal no gado
O bovino não morre por causa disso porque o animal possui um certo controle biológico para controlar tanto a acidose ruminal quanto a acidose cecal.
Os primeiros passos de tratamento começam com uma ronda sanitária no rebanho para identificar o problema.
O próximo passo é fazer uma avaliação nutricional da alimentação do gado no cocho.