Os abates de bois confinados saltaram de 17% para 42% na última década pela Friboi por conta dos boiteis espalhados pelo País. Assista ao vídeo e confira os detalhes.
Quem detalhou os serviços de engorda de bovinos foi o gerente executivo de Originação Friboi, Thiago Bessa.
“É um crescimento bastante expressivo e mostra como está crescendo a opção do boitel entre os pecuaristas”, diz Bessa.
A terceirização de terminação de bois em confinamento fazem parte de um pacote de serviços oferecidos pelas indústrias frigoríficas. Eles têm ajudado o produtor desde o planejamento da fazenda até a comercialização de uma carne premium.
Demanda cresce por carne premium
Além da engorda terceirizada, outras ferramentas estão nas questões ambientais, transporte, gestão e protocolo de remuneração diferenciada pela carne bovina, como é o caso do Protocolo 1953.
Lançado em 2018, o Protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.
Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças taurinas).
“É um mercado que já caiu no gosto do consumidor brasileiro e do consumidor internacional”, diz Bessa.
A estrutura de boitel é uma boa estratégia, pois o bovino precisa atingir um bom peso e acabamento de gordura. O que favorece os ganhos dos pecuaristas.
Nova unidade de boitel em Mato Grosso
A construção de uma nova unidade de boitel está em pleno vapor e ano que vem já promete estar em funcionamento.
A nova unidade da Friboi será no município de Barra do Garças em Mato Grosso.
“A unidade de confinamento deve já estar funcionando em meados de maio e junho de 2023”, diz Bessa.
A capacidade estática inicial é de 20 mil bovinos, mas deve chegar a 40 mil.
Atualização do Aplicativo Friboi Pecuarista
Bessa também comentou uma grande novidade para os pecuaristas fornecedores de gado da companhia, com a atualização do aplicativo Friboi Pecuarista.
A ferramenta é gratuita e passa servir como uma excelente ferramenta de gestão para os cerca de 80 mil produtores que abatem bovinos na JBS.
“O aplicativo traz toda a transparência e todos os leques de funcionalidades que estão dentro dele”, diz Bessa.
O aplicativo tem funcionalidades que vão desde o acompanhamento em tempo real do transporte do gado até as informações da carcaça por bovino.
Acompanhe a entrevista na íntegra e confira todos os destaques dos serviços que fazem a diferença para a pecuária brasileira.