O quadro Giro na Estrada, que foi excepcionalmente exibido nesta quinta, dia 02, fez uma prestação de serviço ao produtor baiano. Recentemente, o médico e pecuarista José Pinto, que reside em Vitória da Conquista, enviou uma mensagem ao Giro do Boi lamentando que há pelo menos 15 anos não houve sequer uma passagem de patrola para reformar as estradas que servem de vias de acesso à sua propriedade, localizada na região de Manoel Vitorino-BA.
+ Curta a página do Giro do Boi no Facebook
O assunto foi repercutido com o engenheiro agrônomo e coordenador de logística do boi gordo da JBS, Leonardo Vieira. A indústria tem uma unidade de abates em Itapetinga, na Bahia, onde são abatidos os animais de José Pinto.
De acordo com Vieira, a situação das estradas em 2018 foi agravada pelo volume maior de águas que caíram na estação chuvosa. “A gente teve a parte do período chuvoso na Bahia um pouco mais estendido. Esses últimos meses a gente teve um índice pluviométrico bem acentuado na região, então acabou agravando um pouco mais”, reforçou.
“Infelizmente não só na Bahia, mas a gente essas condições também em outros pontos”, disse o coordenador, referindo-se às dificuldades de escoamento de produção por conta da manutenção inadequada nas estradas.
“Nós estamos vivendo aqui um problema de infraestrutura com as estradas. Se você recorrer a 30 anos atrás, talvez a situação fosse melhor. Há um completo abandono destas vias estaduais, as principais, para não falar nas vicinais, aí já um problema do poder público municipal”, corroborou o gerente de compra de gado da unidade da JBS em Itapetinga-BA, Eduardo Hagge. “Tem causado muitos transtornos, a operação logística do transporte do boi ao frigorífico é bastante complicada”, acrescentou.
+ Clique aqui para baixar o Manual de Boas Práticas de Manejo: Embarque
Hagge enviou imagens para ilustrar os problemas por que passam os pecuaristas da Bahia. Em um dos exemplos que comentou, um embarque de animais de uma propriedade em Itarantim até Itapetinga teve que ser cancelado por conta das péssimas condições da estrada, situação que só foi normalizada após mobilização dos próprios pecuaristas para conseguir um trator que liberasse a via.
Confira o quadro Giro na Estrada na íntegra pelo vídeo: