Na vanguarda da pecuária nacional, o conceito de semiconfinamento ganha cada vez mais espaço e eficiência nas fazendas brasileiras. Assista ao primeiro episódio da série do Giro do Boi no vídeo abaixo.
Guilherme Vieira, médico-veterinário com 32 anos de expertise no ramo, direciona seu conhecimento para esclarecer as nuances dessa técnica por meio do quadro “Semiconfinamento Eficiente”.
Fundador da Farmácia na Fazenda e VeteAgro Gestão, Vieira traz para os produtores rurais um passo a passo para desenvolver um sistema de produção intensiva a pasto, aliando as práticas de manejo à nutrição estratégica.
Bases do semiconfinamento
No primeiro episódio da série, Vieira aborda as bases conceituais do semiconfinamento, explicando que a essência da técnica reside no uso combinado de pastagem qualificada com ração, para promover o crescimento e engorda dos animais de forma mais acelerada e controlada.
Ele também esclarece sobre os diferentes tipos de semiconfinamento — terminação, recria acelerada e reposição de animais — cada um com suas especificidades e objetivos dentro do contexto produtivo.
Vantagens e estratégias do semiconfinamento
Vieira destaca as inúmeras vantagens do semiconfinamento, incluindo a otimização da lotação e a redução dos custos de infraestrutura comparados ao confinamento tradicional.
Ele também aborda a importância da qualidade da pastagem como peça-chave para o sucesso do sistema e sugere o semiconfinamento como uma estratégia versátil e adaptável, independentemente do foco produtivo da fazenda, seja cria, recria ou terminação.
Desenvolvimento e crescimento do setor
Aludindo aos desafios e considerando-os oportunidades para inovação, Vieira incentiva os produtores a enxergar o semiconfinamento não como um obstáculo, mas como um método para incrementar o ciclo produtivo.
A série promete não só desmistificar o semiconfinamento, mas também apresentar soluções práticas para implementação eficaz na realidade das fazendas brasileiras.
A disseminação de conhecimento sobre o semiconfinamento reflete o comprometimento com a evolução do setor agropecuário.
Ao final do episódio, é clara a mensagem de que a adoção de novas técnicas e a abertura para aprendizado e adaptação são fundamentais para um futuro mais próspero na pecuária de corte.