A PROTAGONISTA

Liderança feminina: conheça a inspiração por trás do projeto ‘A Força da Moça do Campo’

Série “A Protagonista” destaca a médica veterinária Tamires Batistela Salvador, coordenadora do projeto voltado para a inclusão e capacitação de mulheres no setor agropecuário

Liderança feminina: conheça a inspiração por trás do projeto ‘A Força da Moça do Campo’
Liderança feminina: conheça a inspiração por trás do projeto ‘A Força da Moça do Campo’

As mulheres estão desempenhando um papel cada vez mais significativo na agropecuária brasileira. Elas já lideram 20% das fazendas do país, abrangendo 9% das propriedades rurais, que somam 30 milhões de hectares. A série “A Protagonista”, um quadro semanal do Giro do Boi, destaca essas mulheres e suas histórias de superação, quebra de paradigmas e preconceitos. Assista ao vídeo abaixo e confira.

O programa dá voz às empresárias do campo, mostrando a força e determinação feminina na condução das atividades agropecuárias. Neste episódio, conhecemos a trajetória da médica veterinária Tamires Batistela Salvador, coordenadora do projeto “A Força da Moça do Campo”, uma iniciativa da Nestlé.

Nascida em Torrinhas, interior de São Paulo, Tamires cresceu em meio ao campo, filha de produtores rurais. Hoje, ela trabalha para promover a inclusão feminina no setor leiteiro e desenvolver projetos de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecedores de leite.

Da infância na fazenda à liderança no projeto

Tamires sempre teve um carinho especial pelo gado de leite, paixão herdada do pai.

“Desde pequenininha, sempre trabalhei com meu pai e essa foi a principal razão pela qual escolhi a minha profissão.”

Tamires Batistela Salvador

Ela começou sua carreira como médica veterinária de campo em Minas Gerais, conciliando o trabalho com um mestrado.

Movida pelo desejo de fazer a diferença, ela assumiu a coordenação de projetos de sustentabilidade na Nestlé, onde desenvolveu um vínculo especial com o programa “A Força da Moça do Campo”.

O impacto do projeto ‘A Força da Moça do Campo’

O projeto é uma iniciativa interna da Nestlé, nascido dos esforços do setor de diversidade e inclusão da empresa, em 2017-2018.

Foi criado para fortalecer a liderança feminina no campo, em sinergia com a marca Moça, e começou a ser implementado em 2019.

“Nosso objetivo é oferecer às mulheres um espaço de protagonismo em eventos, onde podem falar sobre temas técnicos e pessoais, compartilhando suas experiências e conhecimentos.”

Tamires Batistela Salvador

Promovendo o protagonismo feminino na prática

Uma importante característica do projeto é a realização de dias de campo, nos quais as mulheres são protagonistas.

“As mulheres não se sentiam convidadas a participar dos eventos, pois os convites eram sempre enviados aos seus esposos.”

Tamires Batistela Salvador

Para mudar essa realidade, o projeto passou a enviar convites diretamente a elas, incentivando sua participação ativa.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Essas atividades são realizadas do Sul ao Centro-Oeste do país, proporcionando às mulheres do campo a oportunidade de compartilhar suas rotinas e práticas técnicas, como cria e recria de bezerros e ordenha, além de suas experiências pessoais.

Visão de futuro e continuidade

“Eu vejo a pecuária leiteira com uma grande oportunidade de desenvolvimento, tanto econômico quanto social.”

Tamires Batistela Salvador

Ela destaca a necessidade de tecnificar e avançar no setor, potencializando os resultados e a representatividade brasileira no agro mundial.

A importância da capacitação e liderança

A série “A Protagonista” e projetos como “A Força da Moça do Campo” são fundamentais para estimular a capacitação e liderança feminina no agronegócio.

Empresas privadas que desenvolvem programas voltados a apoiar produtoras de leite, como a Nestlé, contribuem significativamente para o desenvolvimento do setor e a inclusão das mulheres na atividade agropecuária. 

Considerações finais

A história de Tamires Batistela Salvador é um exemplo inspirador de como a determinação e o trabalho árduo podem transformar o campo.

Projetos de capacitação e liderança feminina são essenciais para o crescimento sustentável do setor, trazendo novas perspectivas e soluções. A série “A Protagonista” continua a dar voz a essas mulheres, mostrando ao Brasil e ao mundo a força da moça do campo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile