Vou acertar cruzando minhas meio-sangue Simental x Nelore com touro Caracu?

Produtor de Gurupi, no Tocantins, tem matrizes F1 Simental e deseja descobrir a melhor raça para fazer o tricross; zootecnista indica três possíveis soluções

“Hoje a pergunta vem de Gurupi, no Tocantins, de onde o Rogério Machado pergunta: ‘Zadra, eu tenho matrizes meio-sangue Simental x Nelore e pretendo usar Caracu sobre elas. O que você acha? É um bom cruzamento?’”, disse o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog “Crossbreeding”, apresentando o tema de mais uma edição do quadro Zadra Responde.

O especialista aprovou o cruzamento F1 do produto tocantinense. “Antes de tudo, a gente tem que lembrar que a sua matriz meio-sangue Simental x Nelore é uma vaca espetacular, é uma matriz muito ‘criadeira’, rústica, porque é meio-sangue Zebu, e vai muito bem aí no Tocantins. Depois de algumas crias, ela vai ficar grande, vai ficar com seus 600, 700, 750 kg, e realmente elas são muito boas enquanto mais novas. Aproveitando este crescimento delas, depois você pode abatês-la pesadas, fazendo um bom dinheiro com elas”, sugeriu.

+ Que raças posso cruzar com minhas vacas F1 Simental x Nelore?

O zootecnista apontou que a partir destas meio-sangue, o produtor tem ao menos duas boas opções para fazer o tricross. “Quando você pensa em fazer um tricruzamento aí no Tocantins, você está certo quando você pensa em utilizar uma raça de pelo zero. Ou a gente utiliza zebuínos sobre a sua meio-sangue, lembrando que o ideal é a gente usar um zebuíno de parto fácil nesta fêmea meio-sangue que você tem, ou usamos os tropicais adaptados, os taurinos adaptados tropicais, que são Senepol ou Caracu”, apontou.

Zadra projetou os resultados a partir de cada uma das raças taurinas tropicais sugeridas. “Se você usar o Caracu sobre a sua meio-sangue, você vai fazer um tricross vermelho com alguma mancha na cara, alguma estrela na testa, alguma bota branca e um animal vermelho sem pelo, com pelo zero. Espetacular! Vai ser uma vaca realmente grande novamente, mas com aptidão materna muito boa, que vai poder criar um bezerro muito bem. Ou você usa o Senepol, que se encaixa como uma luva sobre a meio-sangue Simental. Eu considero um dos melhores cruzamentos para o Senepol a matriz meio-sangue Simental x Nelore, ou Simental x Zebu”, confirmou.

“Portanto você tem duas opções como taurino adaptado: o Caracu, que vai fazer uma vaca muito boa e grande, e o Senepol, que vai ficar um pouco mais equilibrado, fazendo um animal mais precoce”, concluiu.

+ Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

+ O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Confira mais uma edição completa do quadro Zadra Responde no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / ABC Caracu

Sair da versão mobile