
O trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia foi fundamental para o reconhecimento do estado, que alcançou a primeira colocação no ranking de redução de focos de queimadas, em pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As atividades de prevenção e combate ocorreram de junho ao final de novembro.
O governo do estado mobilizou mais de 250 militares em campo e investiu em educação e capacitação, com a formação de 954 brigadistas. Além disso, 230 indígenas receberam aulas de educação ambiental, para que as orientações fossem disseminadas nas aldeias, o que é estratégico, visto que o principal bioma do estado é a Amazônia.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Rios recuperados e o alívio das chuvas
A notícia da redução das queimadas soma-se à recuperação hídrica do estado. Os rios de Rondônia, que registraram seca e níveis historicamente baixos no ano passado, tiveram uma boa recuperação com as chuvas de 2025.
O Rio Madeira, que passa pela capital Porto Velho, foi o maior exemplo dessa recuperação. O rio havia passado por uma estiagem histórica em 2024, atingindo seu menor nível desde 1967. Neste ano, as medições marcam um nível de 5,3 metros, o que representa três metros acima do que foi medido no ano passado.
A recuperação hídrica e a redução das queimadas são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade da pecuária em Rondônia, garantindo melhores condições de pastagem e imagem para o agronegócio.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.