INOVAÇÃO NO CAMPO

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura lança formulário de rastreabilidade para produtores

Projeto piloto busca aperfeiçoar a identificação individual de bovinos e bubalinos, oferecendo mais segurança sanitária e competitividade internacional

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura lança formulário de rastreabilidade para produtores (Foto: Divulgação).
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura lança formulário de rastreabilidade para produtores (Foto: Divulgação).

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul deu início à implantação de um projeto piloto de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos, uma iniciativa inédita no estado.

O objetivo é modernizar o controle sanitário e ampliar o acesso dos produtores a mercados nacionais e internacionais mais exigentes.

O formulário de adesão para os produtores rurais interessados em participar voluntariamente do projeto pode ser preenchido no portal da Seapi. O programa visa testar e aperfeiçoar o sistema de identificação individual, que servirá de base para a futura implantação do modelo em todo o território gaúcho.

A rastreabilidade individual oferece mais segurança e confiabilidade às informações sanitárias e melhora a capacidade de resposta em situações de emergência.

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Rosane Collares, destaca que o sistema funcionará como uma ferramenta de gestão para os produtores, além de ser uma chancela de origem e confiabilidade para o produto gaúcho.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Suporte técnico e dispositivos gratuitos para adesão

Durante o projeto piloto, a Seapi garantirá todo o suporte ao produtor rural. A Secretaria fornecerá os dispositivos oficiais de identificação individual, que incluem brincos e botons eletrônicos.

Além dos dispositivos, a Seapi disponibilizará orientação técnica e acompanhamento para a correta aplicação, registro e uso dos dispositivos. O produtor terá acesso ao sistema informatizado de rastreabilidade.

A previsão é que as atividades sejam concluídas até maio de 2026, com acompanhamento técnico permanente das equipes regionais da Seapi durante todo o processo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.