Qual a altura de manejo ideal para o capim Mombaça?

Criador de Parnaíba, no Piauí, está preocupado com a faixa ideal de manejo da forrageira para evitar a degradação do piquete formado

Quais as alturas de manejo ideais para entrada e saída do gado em piquetes formados com capim Mombaça? O Paulo, produtor da região de Parnaíba-PI, enviou a pergunta para o quadro Giro do Boi Responde para colocar os animais em pastejo de forma que não prejudique o desenvolvimento da forrageira.

“Paulo, essa é uma atitude extremamente importante! Parabéns pela sua percepção de cuidar da planta, de tomar esse cuidado de não estragar a pastagem”, aprovou o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”.

“Nós temos a gema apical e, se o gado comer a gema apical, ele vai prejudicar bastante a gramínea e aí você pode estragar o seu pasto. Normalmente a orientação da Embrapa é que em torno de 60 a 80 centímetros de altura, a gente entre com o gado pastejando o Mombaça. Quando chegar a 30 a 40 centímetros, você pode retirar o gado. Nessa faixa de 30 a 40 cm e de 60 a 80 cm está a altura boa de pastejo, em que você vai preservar a gema apical e não vai deixar que a planta se estrague”, recomendou Pires.

+ Em que momento devo plantar o Mombaça no consórcio com o milho?

+ Posso fazer o plantio de muda do capim Mombaça?

+ Agrônomo responde dúvidas de pecuarista sobre manejo de capim Mombaça no Pará

+ Sítio em Rondônia engorda fêmeas em pastejo rotacionado de Mombaça

+ Fazenda na Bahia aprova a fertirrigação do capim Mombaça para driblar a seca

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Veja os detalhes da resposta do especialista no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Embrapa

Sair da versão mobile