MSD apresenta “novo horizonte” e agrega inteligência ao setor de saúde animal

Com aquisição de empresas dos setores de identificação, monitoramento e rastreabilidade, companhia lançou nova divisão, a MSD Saúde Animal Intelligence

Em entrevista ao Giro do Boi desta segunda, dia 08, o médico veterinário Delair Ângelo Bolis, CEO da MSD Saúde Animal para o Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia e também presidente do Sindan, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, fez um balanço do ano de 2020 para a esfera sanitária da pecuária de corte brasileira.

“Eu acho que todos nós enfrentamos dificuldades, mas todos nós também aprendemos com o ano de 2020. E na pecuária não poderia ser diferente. Se nós voltarmos um pouquinho para o último semestre de 2019, nós tivemos um abate que cresceu 4 a 4,5%. E aí nós fomos para um 2020 quando o Brasil cresceu significativamente nas exportações, estamos falando de mais de 15%, e isso aqueceu o mercado da pecuária brasileira. […] No final das contas, nós terminamos um ano bom para o pecuarista, com bons preços, teve uma retração, sim, do consumo interno, mas no aspecto sanitário, a sanidade animal no setor pecuário cresceu 10,6% versus 2019. Então foi um ano muito bom para o setor”, celebrou Bolis.

+ Inseminação artificial cresce 28% em 2020 e chega a 77% dos municípios do Brasil

+ Brasil bateu recorde de bois confinados em 2020, aponta censo

Além do avanço quantitativo, Bolis comentou também um avanço qualitativo para o setor: uma virada de chave no conceito de sanidade que passa a compreender saúde animal, humana e ambiental como únicas. “Quanto mais nós focarmos nessa saúde única entre saúde animal, humana e do meio ambiente, nós vamos ter uma sociedade mais saudável. Eu acho que 2020 nos ensinou isso”, sustentou.

Esta mudança do conceito de sanidade animal no Brasil inspirou a nova campanha de comunicação da empresa, com o tema “Novos Horizontes”, apresentada por Delair Bolis em sua entrevista concedida ao Giro do Boi.

Conforme contextualizou o executivo, a campanha busca unir a impressão digital com o mundo digital. “A MSD tem 130 anos no mercado e sempre representou um novo horizonte em saúde animal. […] E o novo horizonte, para a MSD, significa nós encontrarmos a oportunidade da maximização da impressão digital com o digital. O novo horizonte para a MSD representa a oportunidade e a responsabilidade que nós temos como organização de levar, de melhorar esta questão da saúde única, da saúde animal com saúde humana e do meio ambiente”, esclareceu.

+ Assista aqui o Webinar Giro do Boi – Bem-estar animal e humano, únicos!

Além de unificar os conceitos para a saúde única, Bolis apontou que a agregação da inteligência ao setor é um das fronteiras que foram expandidas neste novo horizonte, o que gerou inclusive uma nova divisão da companhia. “A MSD adquiriu desde o ano 2019 até agora sete empresas nessa área de inteligência e análise de dados, nessa área de monitoramento e rastreabilidade animal. […] Essas empresas que nós adquirimos fazem rastreabilidade, identificação e monitoramento animal, elas trazem gestão individual de cada animal. Com todas essas empresas, nós criamos uma nova unidade de negócios, chamada MSD Saúde Animal Intelligence. Com ela, nós esperamos levar cada vez mais gestão para os nossos produtores, mas nós também esperamos cada vez trazer dados, trazer inteligência, informação da importância da rastreabilidade, do monitoramento e da identificação das doenças de uma forma precoce, da utilização desses dados para melhor construir um programa de vacinação, um calendário para tratamento e prevenção dos parasitas, sejam eles endo e ecto e também para a área de reprodução”, enalteceu.

“Então nós pretendemos com tudo isso estender e melhorar cada vez mais o bem-estar e a saúde animal”, concluiu Bolis.

Menos analógico, mais digital e mais humano: como será o agro pós-pandemia?

+ Pecuária deve individualizar tratamento dos animais, propõe presidente da MSD

Confira no vídeo a seguir a entrevista completa com o CEO da MSD Saúde Animal Delair Bolis:

 

Sair da versão mobile