Academia da Carne Friboi: com a faca e a carne na mão

Academia da Carne Friboi oferece novas opções culinárias e estreita relações entre a cadeia produtiva e o consumidor final

Plataforma digital intensifica relações entre cadeia produtiva da carne bovina com seu consumidor final, estendendo prestação de serviços também para o momento pós-compra

por José Luiz Alves Neto

O protagonismo da nova geração de consumidores está trazendo mudanças positivas para a relação entre empresas e clientes, incluindo no mercado de carne bovina. No Brasil, nação reconhecida por ser uma das maiores entusiastas desta proteína animal, o conhecimento geral sobre o tema pode ser considerado restrito, isto devido à limitada quantidade de cortes que são levados em consideração pelo consumidor em geral. Para preencher esta lacuna, foi lançada no início do mês de abril uma plataforma digital que propõe aumentar a superfície de contato entre a marca número um de carne bovina no país com seu cliente final, incluindo a prestação de serviço também no momento após a compra.

O evento de lançamento da Academia da Carne Friboi ocorreu no dia 5 de abril na capital São Paulo, reunindo imprensa, chefs de cozinha embaixadores do projeto e executivos da JBS, detentora da marca. Um deles, o chef francês Olivier Anquier, também apresentador de um programa na emissora de televisão paga GNT, explicou um dos objetivos da nova plataforma, ancorada ao portal Globo.com. “Hoje estamos em plena crise. Carnes como o filé mignon são cortes muito caros. De repente, será que existem no animal outros cortes com os quais eu poderia fazer pratos tão bons quanto, senão melhor, com um preço mais adequado?”, questiona, de maneira retórica.


Prato cheio de opções

Os quase 400 minicursos, vídeos e infográficos reunidos pela Academia da Carne Friboi demonstram que sim, existem cortes que podem substituir outros mais reconhecidos, de maneira até mais pontual e que custam menos no orçamento. O conteúdo responde dúvidas presentes nas interações entre consumidores e indústria e nas cerca de um milhão de buscas relacionadas a carne em motores de busca virtuais, como Google, Yahoo e Bing. “Os consumidores vão entender como podem aproveitar o melhor de cada corte. Nós observamos muitas vezes em nossas redes sociais consumidores usando cortes inadequados para algumas receitas e falando que o corte não dava certo. Desmistificar esta categoria é o papel desta plataforma”, resume a gerente executiva de marketing da JBS, Maria Eugênia Rocha.

Para engajamento do público, a plataforma reúne conteúdos de linha editorial leve, que facilitam a compreensão do público. “Os vídeos são curtos, práticos e direcionados, deixando o formato gostoso de assistir”, explicou o coordenador de comunicação do departamento de marketing da JBS Carnes, João Galoppi, em depoimento ao Giro do Boi. Além dos vídeos, demais dicas são seguidos de imagens e infográficos que melhoram a experiência dos visitantes.

Mais do que a linha editorial, outras ferramentas buscam assegurar a audiência da Academia da Carne. É o caso da chamada “gameficação” das interações com a plataforma. Os integrantes mais assíduos, que concluírem os minicursos, ganham distintivos que reforçam o resultado de seus estudos sobre carne bovina, como Expert em Mignon e Corte Francês. “À medida que as pessoas forem cursando a Academia da Carne Friboi, elas vão ganhando pontos e badges (distintivos). Essa gameficação, em formato de ranking, pode ser usada para brincar com os amigos”, acrescentou Galoppi.


Receitas estreladas

Além de Anquier, outros dois embaixadores chancelam o conteúdo do projeto. São eles Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, da Rede Globo, e do também apresentador e chef Guga Rocha. “A minha avó falava uma coisa: complicar uma receita é a melhor forma de esconder que não sabe cozinhar. Então aqui todo mundo faz receita simples, a gente quer que vocês aprendam e façam da melhor forma possível, sem complicação, sem sujar muito a panela”, brincou o chef durante entrevista concedida no lançamento do projeto.

Outros nove chefs integram o projeto e colaboram com dicas, reunidas em uma das seções do do portal. Além da aba “Chefs”, podem ser acessadas pelos visitantes “Cortes” (aulas on-line com os chefs sobre seus truques), “Cozinha na TV” (receitas advindas de programas da Rede Globo), “Cursos” (para aprender sobre cortes, ocasiões específicas), “Dicas” (indicações de cortes específicos e utensílios), “Pelo Brasil” (receitas regionais), “Perfil” (veja seus badges, pontuação e colocação no ranking), “Receitas” e “Toque Final” (conteúdos sobre harmonização e utilização de temperos diversos). “É uma forma de democratizar a carne no Brasil e, muito mais importante do que isso, o conhecimento sobre ela”, declarou um dos colaboradores do projeto, o chef Ivan Achcar.

Para o pecuarista, ao passo que o aumento do consumo é fomentado não só em volume, mas em diversificação de cortes, expandindo as opções de compra nas gôndolas, a responsabilidade sobre a qualidade da matéria-prima entregue à indústria é redobrada. “Quando nós passamos a instruir mais e dar voz ao consumidor, ele fica cada vez mais crítico. Se nós falamos na Academia da Carne Friboi que a picanha tem que ter cobertura de gordura e entrega um corte sem gordura, de boi marruco, fica difícil dar esse passo. Mas nós tomamos essa decisão e contamos muito com os pecuaristas para nos ajudar. Este é um movimento em que nós valorizamos o Brasil como um todo”, sintetiza Maria Eugênia.

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